Tá curtindo o carnaval?

sábado, fevereiro 06, 2016

Olá pessoal!!

Hoje é o primeiro dia de carnaval, aqui em Pernambuco ta rolando MUUUITAS festas, mas o que eu quero saber é, você está sabendo curtir o carnaval de uma forma legal?

Deixa eu explicar melhor...Desde as prévias carnavalesca nós vemos nas TVs, em blocos, em festas muita gente fantasiada, desde mosquitos, super-heróis, palhaços, muitas delas são fantasias comuns que trazem uma brincadeira saudável, mas assim como tem as "engraçadas" e "legais" também vemos várias pessoas fazendo black face, seja por falta de informação ou por persistência.
 
 Você sabe o que é black face?

 
A origem do black face tem no google, na Wikipédia e em vários outros sites de busca mas mesmo assim muita gente não sabe o que é, nem a origem. 
 
 O objetivo original do black face é a ridicularizarão do ser negro e impossibilitar que indivíduos negros fossem capazes de representar a si mesmos, reforçando estereótipos criados tentando padronizar o nosso corpo, nosso cabelo e nossa pele, mantendo os atores negros longe dos palcos e nas peças, eram geralmente de chacota.
 
 
" Quando trazemos esse contexto para o cenário brasileiro e fazemos uma analogia à personagem carnavalesca Nega Maluca temos um agravante na história: a caricatura de uma mulher negra, hiperssexualizada, encarada como moeda de troca para o turismo sexual. O black face dos Estados Unidos reforça o esteriótipo do negro ridicularizado, a Nega Maluca do Brasil reforça o esteriótipo da “mulata exportação”.
Dentro dessa análise, como é possível que um homem branco, vestido de mulher e com tinta preta no rosto (exceto em volta dos olhos e da boca, qualquer semelhança é mero reforço de esteriótipo) seja capaz de estar fazendo uma homenagem a nós, mulheres negras, no meio de uma manifestação que pede o fim da violência contra a mulher e a liberdade sobre os nossos corpos?"  Texto completo AQUI
 
Quando vão entender que o cabelo crespo não é piada pra ninguém?
Quando vão entender que a cor da pele não é piada pra ninguém?

Black face não é homenagem, é racismo histórico, a ancestralidade que carregamos dentro da pele, nenhuma pessoa é capaz de representar.

Agora vou voltar a pergunta que fiz no início, você está curtindo de uma forma legal? Sua fantasia disfarça uma opressão em forma de brincadeira?


Espero que vocês reflitam, um beijo e um ótimo carnaval.

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. FLOR seu post é mega esclarecedor eu mesmo, não sabia disso, mas tem muitas pessoas que caem na brincadeira, mas nem sabe que estão colaborando com a descriminação, por isso é legal post informativos como esse. Bjs e sucesso!

    www.purpurinanasvaidosas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada minha linda! Espero realmente levar informação a mais pessoas, beijoo.

      Excluir